Áreas de atuação de um Engenheiro Civil Carreiras,Engenharia Civil

salario_engenheiro_civil_2011

A Engenharia Civil é uma área que demanda uma grande quantidade de engenheiros todos os anos, mas infelizmente, nem metade da necessidade se forma no Brasil. Com todos os problemas de estagnação econômica de 1980 e 1990, o Brasil entrou num grande problema no qual luta para sair, aquele no qual os formandos atuam em outras áreas. Hoje o que acontece é que o mercado está totalmente diferente. O país se recuperou e precisa, mais do que nunca, dos engenheiros civis. Sem eles, alguns programas governamentais como o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o Minha Casa, Minha Vida, e também as obras que estão acontecendo para a Copa do Mundo FIFA de 2014 e as Olimpíadas do Rio em 2016 poderiam simplesmente parar.

 

engenheiro-civil

 

No artigo sobre Engenharia Civil publicado anteriormente no blog, temos a definição do que um profissional da área faz:

 

“O engenheiro civil calcula, constrói, opera e mantêm edificações e infraestruturas, como rodovias, pontes, ferrovias, hidrovias, barragens, portos, aeroportos, residências e edifícios, entre outros. Supervisiona o desenvolvimento da obra, elaborando orçamentos e fazendo o controle de qualidade. Projeta e especifica redes de instalação elétrica, hidráulica e de saneamento com base em estudos sobre a qualidade do solo, da iluminação e ventilação do local da construção. Gerencia equipes de instalação, montagem, operação, reparo e manutenção para manter prazos, padrões de qualidade e segurança. Efetua vistorias, perícias e avaliações emitindo laudos e pareceres técnicos.”

Para fazer cada um desses itens, o engenheiro deve se especializar, pois hoje não serve saber um pouco de tudo, precisa saber, no mínimo, tudo de um pouco e investir naquilo. Os trabalhos são cada vez mais específicos. Entre as áreas de especificação estão Construção urbana, Estruturas e fundações, Gerência de recursos prediais, Hidráulica e recursos hídricos, Infraestrutura e  Saneamento.

A área denominada Construção Urbana está ligada à construção, reforma e ao projeto de grandes instalações que serão utilizadas por um grande número de pessoas, como shopping centers, aeroportos, estádios esportivos, etc, ou para prédios mais simples.

Estadio de futebol engenharia civil

Quando fala a respeito de Estruturas e fundações, relaciona-se à atividade de calcular a quantidade de material durante o ato de projetar e edificar fundações, sejam essas de aço, madeira, ou concreto. É calcular e desenvolver o que dará apoio às construções.

Loja Construir

fundacoes

Na Gerência de recursos prediais, o trabalho é feito mais após a construção. O gerente de recursos trabalhará na organização do espaço, aproveitamento do mesmo no momento de construção e decoração, mantendo em ordem toda a infraestrutura e criando um padrão de qualidade para esse tipo de empreendimento.

recursos prediais

Quem desejar trabalhar no projeto, construção, planejamento e acompanhamento direto com obras de casais, sistemas de irrigação, barragens, reservatórios, obras costeiras ou drenagem deverá estudar e especializar-se na área de Hidráulica e recursos hídricos.

barragem

Para trabalhar com o sentido da mobilidade urbana, a especialização é em InfraestruturaO profissional trabalhará com obras de pontes, viadutos, túneis, rodovia, ferrovia, metrô, porto, etc.. Trabalhará desde o projeto à gerência dos mesmos, procurando sempre também adequar-se a um nível de qualidade.

mobilidade urbana

Por fim está a área de Saneamento. Essa área é justamente o trabalho de obras de saneamento básico, construindo, projetando e vendo as melhores possibilidades para a criação de uma rede de tratamento de água e esgoto com estações estrategicamente localizadas, redes de captação e distribuição de água. Área que também carece de profissionais habilitados.

saneamento

E ai, você que faz engenharia civil, já sabe com qual área terá vontade de se especializar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Áreas de atuação de um Engenheiro Civil
2 votes, 3.00 avg. rating (68% score)

Tenho 18 anos e sou estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.