Aprenda a fazer um ar condicionado caseiro. Prático e fácil!! Variedades

arcondicionadoportátil

Quem é que consegue ficar bem nesse calor que tá fazendo nas últimas semanas, hein? O ano de 2014 começou com tudo, e mais quente, impossível. Para ficar na praia, uma beleza. Para ficar de calça, tênis e estudando, haha, aí as coisas mudam, não é? Para quem não tem um ar condicionado, a solução é ficar com um ventilador na cara e no máximo enquanto estuda. E para quem também não tem um bom ventilador e precisa de um vento bem frio, a solução é a que apresentaremos agora: um ar condicionado caseiro. Muito prático e não gasta quase nada.

arcondicionadoportátil2

Lista de Materiais:

– 1 garrafa pet de 3 litros. Caso não tenha, a de 2,5 deve servir. Pegue uma nova e limpe bem. Deve estar sem dobras, bem lisinha.

– 1 cooler de computador de 12 volts. Em qualquer loja de computadores poderá encontrar. Se tiver aquele computador velho, também poderá retirar.

– 1 bateria de 9 volts, daquelas quadradas. O ideal seria uma bateria de 12V, mas como não existe, a de 9 é a melhor, e faz o trabalho direito, não vai deixar a desejar.

– Gelo quebrado, mas não quebre em pedaços muito grandes nem muito pequenos.

– 1 rolo de fita adesiva, preferencialmente fita isolante (aquela preta). Não precisará de muito e depois usará na parte elétrica.

– 1 conector de bateria, que caiba na bateria de 9 volts e tem um formato retangular, de paralelepípedo.

Passo 1

Demarque a garrafa pet com uma caneta de CD, que não apagará facilmente, com o tamanho do cooler para ser cortado. Coloque-o sobre a garrafa pet, cerca de quatro dedos acima da base, e faça a marcação riscando ao redor das bordas. Você terá um quadrado como resultado.

Passo 2

Para cortar certo e com mais precisão, já que ali ficará o cooler e não poderá ficar frouxo ou apertado, o recomendado é o uso de um estilete ou canivete afiados. Depois disso, corte a tampa da garrafa cerca de um centímetro abaixo da área que sua curvatura acaba. Pode utilizar sua medida de cabeça ou com uma régua. Corte essa parte e depois guarde, pois reutilizará.

Passo 3

Hora de instalar o cooler. Coloque-o na abertura feita na garrafa. Caso tenha cortado corretamente, ele simplesmente encaixará e não será necessário usar nenhum tipo de material para fixar.

Loja Construir

Passo 4

Colocar a bateria é simples, mas fundamental para o bom funcionamento do seu ar condicionado portátil. Você usará agora a fita isolante que foi listada. Prenda-o no lado oposto da abertura do cooler. Prenda-a firmemente com uma fita de boa qualidade para que não venha a se soltar.

Passo 5

Agora será feita a conexão da bateria com o cooler. Você poderá fazer de duas maneiras. A primeira é a ligação direta dos fios do cooler na bateria, o que faria deixá-lo ligado o tempo todo, a não sei que tire os fios. Pode ficar soltando e dependerá de fita a todo o momento. A segunda é usar o conector de bateria, que também está na lista. Faça a conexão correta entre os fios dos polos positivo e negativo e depois só precisará encaixá-lo e desencaixar para desligar, assim como um interruptor. Lembre-se de ligar os polos iguais e prender com fita isolante bem firma para não levar choques.

Passo 6

Agora começa a parte de refrigeração. A parte superior da garrafa, que foi cortada, será reaproveitada neste momento. Pegue-a e coloque invertida, com a ponta para dentro do resto da garrafa. Cuidado sempre para que a garrafa não dobre e faça marcas.

Agora que o gelo entra em ação para tornar o ar condicionado uma realidade. É só colocar no bico da garrafa que foi cortada, simples assim.

Assim como uma geladeira, ocorre o sistema de densidade do ambiente. O ar gelado, que está em cima, desce e sai pelo cooler, que passa a resfriar o ambiente no qual ele está, criando um bom ambiente de clima menos quente. É claro que o gelo derreterá, mas basta substituí-lo e aos poucos ir retirando a concentração de água do fundo da garrafa.

Poderá também consultar o vídeo abaixo, que explica detalhadamente o processo, e o ajudará a montar seu ar condicionado portátil.

Fonte: Manual do Mundo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Aprenda a fazer um ar condicionado caseiro. Prático e fácil!!
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Tenho 18 anos e sou estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.