Alemães desenvolvem papel de parede resistente a terremotos!! Tecnologia

papel-parede-terremoto2

Um grupo de pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe, na Alemanha, através de diversas pesquisas e testes, desenvolveu um papel de parede resistente a terremotos. Em parceria com as empresas  Bayer MaterialScience e Kast, esperam comercializá-lo até o fim do ano.

Esse revestimento é composto por um tecido à base de fibra de vidro, um adesivo do tipo “Dispercoll U” e poliuretano, que tem a função de fortalecer os pontos mais fracos da estrutura e diminuir o impacto lateral gerado pelo solo nos edifícios durante o abalo sísmico. A redução desse impacto é de até 60%.

papel-parede-terremoto

Moritz Urban é um dos pesquisadores que estão trabalhando nesse projeto. De acordo com ele, antes do  EQ-Top, que foi o nome dado ao produto, vários adesivos já haviam sido testados, desde os mais simples aos mais trabalhados e de alta performance, mas nenhum deles chegou perto de resistir ao impacto do terremoto, meta essa que foi atingida pelo novo produto.

O que faz tão bem a ligação é o adesivo usado, que tem a função de ligar o tecido de fibra de vidro à parede. O funcionamento é simples e depende muito da interação entre os dois extremos. O material recebe o impacto e distribui-o por toda a estrutura, evitando que apenas algum ponto mais vulnerável seja afetado e leve a estrutura ao chão. Alguns produtos inferiores testados soltaram-se sozinhos ou levaram consigo o gesso da parede.

Loja Construir

 

papel-parede-sismico

 

Ele é bem simples, barato, de fácil aplicação e na maioria das vezes evitou o colapso da estrutura, ou no mínimo, retardou a queda. Não significa que a estrutura será mantida intacta, mas pelo menos o peso distribuído consegue evitar que ela caia de uma vez e ocasione tragédias. Outro benefício é da tecnologia que consiste em por um sensor que percebe vibrações menores e avisa da possibilidade de um grande terremoto. É um grande avanço principalmente para as áreas de grande abalo sísmico que não tenham recursos para equipar-se e prevenir-se como o Japão faz.

Fontes: G1, Techne

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Alemães desenvolvem papel de parede resistente a terremotos!!
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Tenho 18 anos e sou estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.