Al Bahar Towers e seu incrível sistema de climatização computadorizada!! Engenharia Civil

Al_Bahar_tower-8-capa

Abu Dabhi certamente não é o melhor lugar para um arquiteto e para o engenheiro criarem. Com problemas com a questão da falta de chuva, dos ventos cheios de areia e da altíssima temperatura que é constante por lá, cerca de 37 °C, a adequação torna-se um fardo a ser carregado por profissionais da área, que devem pensar em todo, evitando inclusive que a areia venha a corroer a estrutura e que o calor externo seja empecilho para a boa utilização da área interna.

Mas é claro que sempre aparecem arquitetos e engenheiros geniais para darem uma cara artística à cidade. Essa vez o foco será para uma obra do escritório Aedas, que impressionou. Com um projeto de torres gêmeas, o Al Bahar Towers, finalizado em 2012, a equipe soube aproveitar a cultura local para desenvolver uma tecnologia incrível de climatização e adequação à temperatura, que é basicamente um sombreamento em rede e nada menos que a maior fachada computadorizada do mundo.

Inspirado nas ideias culturais islâmicas da “mashrabiya”, um sombreiro abre e fecha de acordo com a necessidade do momento, do espaço. Controlado por computadores, ele pode ser manipulado e reduzir significativamente a utilização de ares condicionados e de cortinas, permitindo também o melhor visual que os arquitetos procuram, utilizando vidros que, quando expostos forte e diretamente à luz solar, não são permitidos.

Cada um dos prédios possui uma altura de 147 metros, 25 andares, 9 elevadores e uma área total construída de 56.000 m². O sistema de sombreamento e climatização foi desenvolvido pelo Aedas também, e funciona justamente como uma grande cortina externa. Os triângulos, intercalados como um mosaico, são feitos de fibra de vidro e acompanham o movimento do sol para o seu bloqueio. Dependendo da localização, eles abrem e fecham, isso quando não acionados de maneira manual pelo operador para reduzir a intensidade de luz de determinado ambiente, por exemplo.

As telas, que ficam todas fechadas durante a noite, reduzem aproximadamente 50% da incidência dos raios solares que atingem diretamente um ambiente. Nesse caso, trata-se dos escritórios que foram instalados nas salas, que são exclusivamente comerciais. A luz, que é filtrada, “permite usar de forma mais natural um vidro fumê, que permite uma entrada maior de luz  no interior e diminui necessidade de uma artificial.  Trata-se de utilizar uma técnica antiga de uma maneira moderna, que também responde à aspiração dos emirados de assumir um papel de liderança no campo da sustentabilidade”. Palavras de Peter Oborn de Aedas, um dos arquitetos responsáveis.

“A fachada das torres Al Bahar, controladas por computador para responder às condições ideais solares e de luz, nunca foi alcançada nesta escala antes. Além disso, a expressão dessa pele exterior parece enraizar firmemente o edifício em seu contexto cultural”, disse Chris Wilkinson, um dos jurados do Prêmio Tall Building Innovation 2012, esse que o edifício veio a receber.

Loja Construir

 

Veja logo abaixo dois videos a respeito deles, um que deve ser posto legenda, e algumas imagens das tão belas torres:

Al_Bahar_tower-4

Al_Bahar_tower-5

Al_Bahar_tower-6

Al_Bahar_tower-7

Al_Bahar_tower-3

Al_Bahar_tower-1

Al_Bahar_tower-2

 

 

Fontes: ArchDaily, Wikiarquitectura;

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Al Bahar Towers e seu incrível sistema de climatização computadorizada!!
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Tenho 18 anos e sou estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.