Refrigeração predial com águas do rio Mapocho! Sustentabilidade

edifício Titanium 34

O Parque Titanium é um empreendimento de edifícios comerciais localizado em Santiago, no Chile. A área onde os três prédios estão sendo construídos e que constitui a área total do parque é de 65,510 m² e cada torre tem 28 andares, sendo 23 convencionais e 5 subterrâneos. A construção já é incrível, mas o que chama mesmo a atenção é a maneira como farão a utilização inteligente de um recurso natural e adotar uma fonte de energia geotérmica.

O degelo da Cordilheira dos Andes é assunto antigo e não é o foco do artigo, mas ele é, de certa forma, fator determinante para a utilização, principalmente durante o verão. O que acontece na verdade é o aproveitamento de uma consequência da ação antrópica de forma vantajosa. O rio Mapocho passa justamente pelo terreno onde, no início deste ano, deve ter o empreendimento pronto. As águas deles mantém uma temperatura quase constante de 15 °C. Bem, mas bem gelada e imprópria para consumo, e então será coletada e usada para um sistema de refrigeração de todas as três torres.

O sistema é composto por equipamentos de VRV (volume de refrigeração variável) que ficam nos andares subterrâneos dos prédios, por onde passará a água. Serão coletados 280 l/s, volume este que vai passar pelo intercambiador de calor do sistema, ser utilizado para refrigeração e enfim injetado em um aquífero, que está a 100 m de profundidade. Tudo isso de acordo com as informações do próprio arquiteto do empreendimento, Andrés Weil.

A redução de energia elétrica consumida será significativa para conseguir a certificação Leed de sustentabilidade, que também faz parte dos planos para que o parque enquadre-se no que chamamos de um empreendimento verde, que foi requisito estabelecido pela prefeitura local para permitir a construção. O sistema, de acordo com o arquiteto, não foge do convencional, mas é de última geração e não deixa a desejar. Em cada andar haverão duas máquinas semelhantes a um frigobar que fará o controle da distribuição da refrigeração pelos recintos. Cada um deles tem liberdade para escolher a temperatura apenas regulando.

Loja Construir

Para Andrés, “a geotermia foi um presente que nós recebemos por estar ao lado do Rio Mapocho”, e por isso devem aproveitá-la. A redução calculada de energia é de 60% para outros sistemas convencionais de refrigeração, e isso graças aos VRVs, que permitem um sistema eficiente e econômico. Essa técnica já é utilizada em outros locais no Chile, que tem águas extremamente geladas, e será mais adotado pelo arquiteto, que teve a chance de conhecer mais sobre ele.

Cada prédio tem 82 andares e no seu entorno há um parque público, que foi exigência da prefeitura. Por ser um edifício comercial, há 2056 vagas de garagem e todos eles estão de certa forma interligados, mas podem ter acessados independentemente, tanto como pedestre como de carro.

edifício Titanium 3

edifício Titanum

 

 

edifício Titanium 2

 

 

Fonte: Plataforma Arquitetura, Pini Web

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Refrigeração predial com águas do rio Mapocho!
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Tenho 18 anos e sou estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.