A nova abraçadeira em Y para a Construção Civil! Engenharia Civil,News

FERRAGEM-ESPECIAL-PARA-VIGAS

Olhando pelo lado dos operários, que frequentemente se machucavam no momento da amarração das vigas, estava aberta uma oportunidade de inovação para melhorar essa situação e também essa parte do trabalho no quesito tempo. Aceitando e aproveitando a oportunidade, cinco estudantes de Engenharia Mecânica do Senai de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, criaram uma nova técnica de amarrar as vigas, que facilitam a vida de quem faz isso e reduz os acidentes, que é uma abraçadeira de poliamida em forma de ‘Y’.

abraçadeira em y2Os estudantes são Lucas Oliveira, Lucas Coelho Nideck, Ítalo da Silva Gripp, Gelbis Area da Silva e Gilsimar de Souza, que desenvolveram o projeto “A Abraçadeira em Y para utilização na Construção Civil” guiado pelo professor Leandro Silva de Oliveira, que é engenheiro, e foi para o trabalho de conclusão de curso do grupo. A ideia promete acelerar, no caso de projetos residenciais, cerca de 20% do tempo normalmente gasto. Inicialmente a ideia era a abraçadeira em formato de ‘X’, mas com o passar do tempo viram que o ‘Y’ facilitaria para a amarração.

Loja Construir

Um dos problemas da técnica convencional era o momento de cortar os arames da amarração, pois era necessário o uso do Torquês, tipo de alicates para manusear arame, que registrava um grande número de ferimentos. O que resta da abraçadeira é jogada para dentro da vida e se mistura ao concreto no momento do preenchimento.

 

Eles receberam o prêmio “Atitude Inovadora” da categoria ‘Novos produtos, novos processos para a indústria’ de 2013. A cerimônia aconteceu na sede do FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) no mês de outubro.

abraçadeira em y

 

Fontes: Techne, Firjan;

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
A nova abraçadeira em Y para a Construção Civil!
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Tenho 18 anos e sou estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.