A FIFA e o plano B para a Copa na cidade São Paulo Engenharia Civil,News

capa

 

Há muito tempo que os brasileiros dizem “Esse é o país da Copa”. Mas…. E se não houver a Copa??

 

 

Com o acidente ocorrido na tarde de ontem em São Paulo, ficou claramente exposto para o mundo que a FIFA não possui um plano B pra nada, caso continue ocorrendo atrasos e acidentes com as obras brasileiras.  Não resta outra opção a não ser aceitar os cronogramas que se mais uma vez mudaram. No caso do Itaquerão (local do acidente), serão mais 30  dias além do prazo pra entrega – o último prazo dado seria para o mês de dezembro e agora, janeiro. Já a Arena do Palmeiras não deve ter o gramado ideal em junho. 

Como apurado pela Folha, a abertura da Copa só não será no estádio situado em Itaquera, se o laudo da perícia concluir que não há segurança nenhuma para os jogos da Copa. E isso já pode ser considerado motivo para grande preocupação da FIFA, pelo simples motivo que não há um segundo plano. Não há outro estádio, em São Paulo, para a abertura do evento.

Como se não bastasse não haver outro estádio, há dois motivos que impedem a FIFA de não tirar a abertura e os jogos de São Paulo: a cidade é a única que já possui a infraestrutura hoteleira pronta pra receber o evento e, é o local onde em junho de 2014 haverá o congresso anual, quando estarão presentes 209 associações filiadas.

A única medida que pode ser tomada de última hora, é que a FIFA ajude a bancar o Itaquerão. Mas até então, não se fala de valores ou planos concretos. 

O “problema” não pára por aí: Se realmente houver uma investigação séria como se deve ter, a obra pode ser embargada por meses. Não haveria tempo hábil de se terminar a obra para o mundial. Não precisa ser engenheiro para saber isso, basta conhecer procedimentos após um acidente fatal como este. Outra coisa é que as investigações e a Justiça sejam atropeladas em nome da Copa. Enterrem os mortos, sumam com o entulho, arrumem uns laudos, batam em alguns repórteres e “vamos embora”.

(In)Felizmente, não nos cabe fazer julgamentos precipitados. Não vamos dizer (ainda) que a Copa fracassou. Não devemos passar por cima do que estiver errado para que a Copa não fracasse. Não devemos culpar times, pessoas e nem a construtora. É hora de exigir investigação séria e punição exemplar. A Copa é um mero detalhe.

Repasso o pensamento visto em outro blog:

 

“E agora, Brasil? E agora, Fifa? O que será desta vez? O de sempre?”

 

itaquera3

Fonte: UOL.

 

Veja imagens do acidente fatídico:

Loja Construir
GERO-FUTURA PRESS-ESTADÃO CONTEÚDO

Peça da cobertura do Itaquerão desaba no começo da tarde desta quarta-feira (27), em São Paulo (SP), destruindo parte da arquibancada do futuro estádio do Corinthians. O novo estádio do Corinthians estava previsto para ser entregue em dezembro deste ano.

RODRIGO GAZZANEL - FUTURA PRESS - ESTADÃO CONTEÚDO

Sem título

vista aerea

Antonio Miotto  Fotoarena  Moacyr Lopes Junior Folhapress

Montagem mostra o Antes e Depois do acidente no Itaquerão

cartaz

Cartazes colocado em todos os portões da obra.

Fontes: Folha, UOL.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
A FIFA e o plano B para a Copa na cidade São Paulo
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Veterana em Edificações do IFSP, é desde 2008, graduada também na área de humanas .