5 perguntas e respostas sobre instalações elétricas Variedades

Instalações eletricas

Frequentemente ouvimos as pessoas fazendo algumas perguntas sobre instalações elétricas, e muitas delas não sabemos como responder. Reunimos 5 delas que são comuns e respondemos para você!

 

Q1 - Existe padronização para as cores dos fios e cabos de baixa tensão?

R – A resposta é sim. Os fios e cabos devem ser padronizados para que qualquer eletricista possa manusear o sistema sem perigo de levar um choque. A norma brasileira de instalações de baixa tensão (ABNT NBR 5410: 2004) prescreve o seguinte:

1)Condutor Neutro: para esse, deve ser usada a cor azul-claro na isolação do condutor isolado, na veia do cabo multipolar ou na cobertura do unipolar;

2) Condutor de proteção (“fio terra”): deve ser usada a coloração dupla em verde e amarelo na isolação do condutor, na veia do cabo multipolar ou na cobertura do unipolar. Caso não haja a coloração dupla, admite-se também a somente verde.

3) Condutor PEN (Proteção e Neutro): deve ser usada a cor azul-claro com anilhas verde-amarelo nos pontos visíveis ou acessíveis, na isolação do condutor isolado, na veia do cabo multipolar ou na cobertura do unipolar;

4) Condutor de fase: Pode usar qualquer cor que não seja a de condutor neutro ou de proteção, e não é recomendado também o uso de coloração amarela, para que não haja confusão com a de proteção, que tem cor exclusiva.

Cabos-condutores

 

Q2 – O que são condutos fechados e abertos?

R – O conduto, primeiramente, é um elemento de uma linha elétrica que tem a função de conter condutores elétricos. Quando fechados, podem ser de fábrica (Eletrodutos rígidos e flexíveis) ou apenas por colocação de tampa (eletrocalhas e canaletas). Os abertos dão acesso direto aos condutores, que são o leito ou a bandeja.

A bandeja e a eletrocalha são bem parecidas, em formato de U, mas a primeira é totalmente aberta, a segunda tem uma tampa deslizante.

É necessário uma atenção especial para um número máximo de condutores em um conduto, seja fechado ou aberto. Com tamanhos que variam entre 1,5 a 240 mm² na seção, os números variam de 2 a 5  condutores (fios).

Condutos-fechados-e-abertos (1)

 

Q3 – O que são disjuntores e como especificá-los?

R: Os disjuntores são equipamentos para proteger os condutores contra sobrecargas e curtos-circuitos. Os disjuntores que assumem esse perfil são os mais encontrados no perfil e são classificados como termomagnéticos. Há também os apenas térmicos, que evitam a sobrecarga, e os somente magnéticos, que evitam o curto-circuito.

Loja Construir

Disjuntores

 

Q4 - Afinal, eletricidade é mesmo perigosa para os seres humanos?

R-  O que guia tudo o que o ser humano sente, é produzido, de uma forma ou de outra, por sinais elétricos. As mensagens são todas enviadas por sinapses nervosas, que são, basicamente, pequenas tensões e correntes elétricas. Os estímulos elétricos são, em sua maioria, fracos, imperceptíveis. Outros são mais fortes e causam pequenas queimaduras, frio, cortes e outros mais, mas para chamar a atenção, pelo fato de um número maior de células ter sido ativada. Quando o corpo recebe um estímulo por um fator externo, uma ação similar acontece e pode confundir outras reações nervosas. O coração, por exemplo, é um órgão que responde à eletricidade. As células cardíacas que estão em repouso podem ser acionadas ao perceber essa corrente passando por elas e uma contração não programada, um batimento cardíaco, pode ser desencadeado. Por vezes as células voltam a ficar em repouso, mas, caso elas continuem com tal estímulo, podem ser desreguladas e gerar um batimento descoordenado, denominado fibrilação, desregulando a circulação sanguínea e causando problemas até mesmo para aqueles que, até então, não tinha nenhum tipo de problema cardíaco.

 

Perigo-de-choque

 

Q5 – Quais os tipos de materiais utilizados como condutores?

R- Para a escolha do material adequado, leva-se em consideração suas propriedades elétricas, térmicas, mecânicas e de custo. O cobre e o alumínio são os materiais que mais cabem nessas especificações , e por isso são os mais utilizados desde os primórdios da indústria de fabricação de fios e cabos elétricos em geral. Os dois são diferenciados quando comparadas as propriedades de condutividade elétrica, peso e conexões. O cobre sai na frente nessa disputa, embora seja mais caro.

Cobre

 

Fonte:  Cordeiro – Fios e Cabos elétricos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
5 perguntas e respostas sobre instalações elétricas
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Tenho 18 anos e sou estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.