22 meses depois da inauguração, torre de TV em Brasília ainda não funciona. News,Tecnologia

Torre-tv-digital-brasília-5

Como toda boa (e cara) obra feita no Brasil, a torre de TV digital da cidade de Brasília não está ainda em funcionamento, mesmo depois de 22 meses que foi inaugurada. Hoje não passa de uma vista a mais para a capital, uma vista de R$ 80 milhões.

Ela não é “uma torre qualquer”, mas um projeto bem estudado e estruturado. A “Flor do Cerrado”, como foi apelidado pelo seu formato, foi feita ‘simplesmente’ por Oscar Niemeyer. Sua construção ocorreu entre 2009 e 2012, o que estourou o prazo estimado, que era 2010 para que pudesse ser inaugurada na comemoração de 50 anos da cidade de Brasília.

Certo, mas e os outros objetivos de sus construção foram cumpridos? Já deve saber a resposta, creio eu. A ideia era transmitir, com sinal digital, os jogos da Copa das Confederações FIFA em 2013, o que não aconteceu. Mesmo depois de inaugurada ainda precisava de geradores de energia, sistemas de ar condicionado nos boxes de equipamento e também não havia espaço o suficiente para os cabos de transmissão sinal chegarem ao topo da torre, que tem 170 metros, o equivalente a 55 andares de um prédio.

É claro que as emissoras precisavam de um sinal melhor para uma transmissão de um evento maior. Para isso, emissoras como SBT, Bandeirantes e Record procuraram e conseguiram com o governo uma autorização para instalar, mesmo que provisoriamente, seus transmissores digitais na torre antiga da cidade. A Globo, outra grande emissora brasileira, utilizou uma antena da CEB, em Sobradinho.

Toda essa demora ocasionada por sucessivos problemas é completamente comum em obras públicas brasileiras. Entre eles está a falta de continuidade administrativa. As obras começaram ainda no governo de José Roberto Arruda, que veio a ser cassado pela justiça. Outras três pessoas passaram por seu cargo em 11 meses (Paulo Octávio, Wilson Lima e Rogério Rosso), e só veio a terminar quando Agnelo Queiroz estava como governador.

A obra fica a 12 quilômetros do centro de Brasília, e ela, depois de toda a demora, ainda deve erros grotescos de execução. De acordo com Flávio Lara, presidente da Associação dos Veículos de Comunicação do DF, “muita gente mexeu no projeto, começou no governo Arruda e veio até o Agnelo”, o que pode ter ocasionado essa série de problemas.

Loja Construir

O presidente da associação garante que a torre, que está em fase de obras, feitas pela Terracap, estará transmitindo sinal antes do início da Copa do Mundo, que é no dia 12 de junho de 2014. A empresa responsável está tratando dos últimos detalhes, conversando diretamente e vendo o que é necessário com as próprias emissoras e seus engenheiros, especializados no ramo.

Torre-tv-digital-brasília-4

Torre-tv-digital-brasília-3

Torre-tv-digital-brasília-2

Torre-tv-digital-brasília

 

Fonte: Uol;

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
22 meses depois da inauguração, torre de TV em Brasília ainda não funciona.
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Tenho 18 anos e sou estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.