17 equações que mudaram o mundo!! Variedades

Energia de repouso da matéria

O matemático Ian Stewart escreveu um livro sobre as “17 equações que mudaram o mundo”, no qual explana o impacto das mesmas na ciência, tecnologia e filosofia, e sua consequente influência na formação do mundo atual. Confira algumas das 17  equações a seguir:

 

Teorema de Pitágoras

Essa é uma de minhas equações prediletas, pois com ela consigo calcular a quantidade de telhas de um telhado, inclinação de rampas e também de tubulações hidráulicas. Embora seja bem fácil, nem todos conseguem aplicar a simples relação que existe entre os catetos e a hipotenusa. E, se incluirmos as relações trigonométricas no triângulo retângulo, muitos entrarão em desespero. É claro que falo como arquiteta, mas também já vi muita gente se descabelando quando cursava engenharia química.

Segundo o autor do livro, o Teorema de Pitágoras é importante porque  fornece uma ligação entre a geometria e a álgebra, além de ter inspirado a trigonometria. Diante dos estudos de triangulação (método indireto de calcular distâncias usando ângulos), o teorema permitiu melhorar as formas de navegação e mapeamento.

Teorema de Pitágoras

 

Logaritmos

A importância dos logaritmos, para Ian Stewart, reside no fato dos mesmos facilitarem o processo de multiplicação, uma vez que fazem a soma dos números relacionados na equação. A partir deles, foi possível desenvolver métodos confiáveis para cálculo de fenômenos astronômicos como, por exemplo, eclipses e órbitas planetárias.

Logaritmos

 

Relatividade 

O matemático Ian Stewart afirma categoricamente que essa famosa equação mudou a visão de espaço, tempo, matéria e gravidade, possibilitando, dentre outros fatores, o desenvolvimento de sistemas de navegação por satélite.

Loja Construir

Relatividade

 

Lei da Gravitação

“A lei que determina a força de atração gravitacional entre dois corpos em termos de suas massas e da distância entre eles é importante porque pode ser aplicada a qualquer sistema de corpos que interagem por meio da força de gravitação”, afirma o autor do livro em citação do site Uol Educação. A partir da Lei da Gravitação, foi possível prever movimentos do sistema solar e calcular trajetórias mais efetivas para naves espaciais.

Lei da gravitação de Newton

 

As equações de Maxwell

As equações de Maxwell têm relação com campos da eletricidade e magnetismo. Sua importância advém do fato de terem sido a “primeira unificação fundamental de forças físicas, mostrando que as duas áreas estão inter-relacionadas”, conforme explicação do site Uol Educação. O autor do livro, por sua vez, conta que essas equações possibilitaram a previsão da existência de ondas eletromagnéticas que viajam na velocidade da luz, sendo a própria luz uma dessas ondas.

As equações de Maxwell

 

Conheça outras equações que mudaram o mundo no site da Uol Educação, fonte de origem deste post!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
17 equações que mudaram o mundo!!
4 votes, 3.00 avg. rating (65% score)

Seguidora de Cristo, casada, arquiteta, professora universitária e blogueira, dedico muitas horas do meu dia gravando videoaulas de AutoCAD e Revit . Sou a idealizadora do blog Engenharia do Futuro e vários outros vinculados ao site www.construir.arq.br. Minha verdadeira vocação: ser professora!!! Visitem meu canal no youtube para conhecer um pouquinho de meu trabalho: www.youtube.com.br/robertavendramini.