Adolescente de 14 anos cria tecnologia de transferência de calor! Sustentabilidade

Zypho-5

Os brasileiros tem um mau costume de ficar rindo dos portugueses, não é? haha. Dessa vez eles que estão rindo, pois um homem, hoje engenheiro e na época com meros 14 anos, criou uma tecnologia incrível de recuperação de calor. Uma ideia básica que reduz significativamente o gasto com aquecedores, principalmente nos países mais frios.

José Meliço é o nome dele. Pode ver que é realmente português, certo? Nome bem típico e muito comum no nosso Brasil. Mas voltando… ele é formado em Engenharia Civil na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e hoje tem uma empresa que cuida da produção de sua ideia. Criada em novembro de 2009, a EIDT tornou um sonho de adolescente em realidade.

“Quando falei na minha ideia aos meus familiares eles acharam que não faria muito sentido, que se ganhavam entre dois a três graus”, disse o engenheiro. E qual a ideia? Porque ela não daria certo, de acordo com seus pais? Pode ser definida por outra citação, que é a seguinte: “Quando tomamos banho, a água suja ainda vai quente para os esgotos. Por que não passar o tubo de água fria, primeiro, pelo tubo de esgoto, para a água ir para a torneira já morna?”. Realmente é uma coisa que poderia funcionar, mas que deveria passar por um período de testes, que não era possível acontecer enquanto não tinha a formação necessária.

Essa simples ideia que surgiu em sua cabeça foi o que o moldou e fez escolher o que seria da vida, indicando para onde deveria caminhar com sua vida profissional. Muito jovem, mas já tem um produto comercializado em dez países.

O Zipho, como foi nomeado, consiste em um redirecionamento dos canos. O de água que iria diretamente para a torneira tem um desvio e passa logo abaixo do ralo do banheiro, circulando em uma espiral de cobre, que permite que a transferência de calor seja mais eficiente. Esses tubos estão cobertos por uma água quente, que foi aquecida no momento de um banho. Não há nenhum tipo de contato direto entre as duas, ou seja, a água que chega na torneira continua limpa (na medida do possível, é claro).

A água suja que iria quente e diretamente para o esgoto servindo para aquecer a que terá que lavar as mãos, reduzindo a utilização de aquecedores artificiais que acabam gastando muita energia nas épocas mais frias. A temperatura à qual a água da tubulação da torneira pode chegar a 12 °C, quebrando a tese negativa de seus pais e confirmando o sucesso do produto.

Loja Construir

A tecnologia vem sendo apoiada pela EDP. Carla Pimenta, responsável de empreendedorismo da empresa, disse que esse “não é um apoio desinteressado, nem social. A EDP procura produtos que possam ter interesse para a própria EDP, enquanto potencial cliente destas empresas – ou produtos interessantes para os próprios clientes da EDP”.

Tecnologia incrível e que é de grande funcionalidade, principalmente no quesito sustentabilidade. Incrível, não é? 14 anos e tendo ideias simplesmente geniais e que mudam todo um panorama!!

Zypho-3

Zypho-1

Zypho-2

Zypho-4

 

Veja um vídeo, onde o criador conta sobre o produto:

Fonte: GreenSavers;

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
Adolescente de 14 anos cria tecnologia de transferência de calor!
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Tenho 18 anos e sou estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.