11 dicas importantes para quem vai estudar Engenharia! Carreiras,Variedades

engenharia1

Todo Engenheiro do Futuro de primeira viagem fica pensando no que deve ser feito para conseguir concluir o curso sem muitos problemas e como conseguir se dar bem no decorrer das matérias. Quais os melhores métodos e dicas úteis. O engenharia do futuro dará agora 11 dicas para os calouros, e para os veteranos que ainda não se acostumaram também, de coisas que você deve saber para o curso.

 

1- O que é melhor para estudar, chá ou café?

Diferente do que muitos -quase todos- pensam, o melhor para ficar acordado e concentrado numa noite de estudos é um bom chá. A quantidade de cafeína, que é o que faz com que fiquemos acordados em ambos os casos, é quase a mesma, mas o que acontece é que no café ela é rapidamente levada ao sangue e queimada, dando uma explosão de energia para fazer os exercícios ou ler o que for necessário, mexer com o CAD, etc. Depois daquele choque inicial, a tendência é precisar de mais e mais café num período pequeno de tempo. O chá age diferente. A cafeína presente nele será liberada de forma mais controlada, gradualmente durante a noite. O deixará acordado e focado durante um tempo maior, sem a necessidade de ingeri-lo novamente em um curto espaço de tempo. Alivia o estresse e é bem fácil de fazer, sem falar em sua ação antioxidante, ótima para o corpo.

cafe-e-cha

2- Qual a melhor maneira de estudar?

Essa pergunta é feita todos os dias. Os calouros querem logo saber como pegar a matéria mais fácil para evitar problemas. O engenharia do futuro já fez um post sobre isso que pode ser acessado clicando aqui. Mas, independente da melhor maneira de estudar, uma muito eficiente é a da resolução de exercícios do livro. Sim, eles podem ser difíceis e o professor talvez nem cobre tanto, mas é algo mais certo. Nem sempre a pessoa que te dá aula irá listar os exercícios, mas não espere assim, pegue o livro e faça.

3- E os materiais, posso comprar os mais baratos?

Bom, um engenheiro deve ter precisão, e os melhores, ou pelo menos os que se aproximam da melhor qualidade, são de fato os que proporcionam a maior exatidão. Lapiseiras, réguas e principalmente calculadoras. Esse é um questionamento comum de comerciantes que querem a comissão, mas é verdade: o que vale mais a pena, comprar um barato que vai estragar em pouco tempo, e no caso, pode te custar pontos e uma exatidão necessária nos cálculos de engenharia, ou uma muito boa, que te dê todo o suporte necessário e durará por muito tempo?

calculadora hp

4- Preciso usar os materiais corretos ou posso improvisar, assim como os estudantes de engenharia costumam fazer?

Profissional bom, na minha opinião, é profissional organizado. Faz uma gambiarra aqui, uma lá, e no final tudo solta e te deixa na mão. Deixa as folhas de qualquer jeito e quando precisa, não acha absolutamente nada. Em vez de usar um clip de papel, usa uma fita, e por ai vai. A melhor coisa é usar o certo e ser organizado, porque isso conta muito para quem quer contratar um serviço, e para os estudantes, conta muito para o professor.

5 – Aproveite a sabedoria dos professores.

Não adianta fingir o contrário. Independente de tudo, os professores, em sua maioria, são uma fonte de sabedoria simplesmente incrível. Aproveite-os. Pra que procurar todas as respostas no google ou esperar a semana toda para tirar a dúvida? Procure seu professor, porque eles não negarão informações a um aluno interessado, e além de tudo ainda dará opiniões importantes para que se saia ainda melhor na matéria. Se não tiver tempo de encontrá-lo, mande email, mensagem, carta, o que seja, mas procure adquirir a informação que ele tem para passar.

prefessor ajuda aluno

6- Aproveite a sabedoria, mas não se deixe enganar e se manipulado por eles.

Eles podem sim, ser muito inteligentes, e como já falado, deve-se aproveitar essa inteligência, mas não deixe ser influenciado e manipulado. Eles dão dicas de como ser um aluno melhor, mas também erram, pois são humanos. Considere sempre o que dizem, mas não perca a identidade e o ponto de vista pessoais. Entenda o ponto de vista dele e aproveite-o, mas sempre colocando seu estilo nas coisas.

Loja Construir

7 – Não se esqueça, o sono tem extrema importância em sua produtividade!

É muito importante dormir e mesmo que seu tempo esteja muito apertado, não é recomendado fazer as coisas cansado. Nem todos tem rotina fácil, principalmente quando se trata de estudantes de engenharia. Estágio, trabalhos, provas supercomplicadas, e gente que tem uma jornada longa de trabalho para estudar a noite, então é muito importante aproveitar o tempo disponível para dormir. Apareceu uma folga de 40 minutos que você não esperava? Improvise um dormitório e aproveite. Não perca a oportunidade para mexer no celular, por exemplo. Durante o curso vai ser muito normal ver gente dormindo sobre os livros e tomados pelo cansaço, e por isso o sono é tão importante, afinal, a produção é muito melhor quando está disposto. Perder horas de descanso por coisas fúteis poderá custar o seu desemprenho numa prova ou numa entrevista de emprego super importante.

sono no trabalho

8 – Ter um hábito de ler é muito importante. Assine uma revista!

Há uma série de revistas de qualidade a respeito de engenharia e que acrescentam e muito a vida acadêmica. Além de tudo, é uma fonte de inspiração incrível, que instigará seus questionamentos a respeito de engenharia e criará uma vontade maior de fazer a diferença nesse mercado disputado e onde os melhores se destacam. Os melhor informados são os que vão se destacar e conseguir as melhores oportunidades, além de saber do que falar durante uma aula. Esse tipo de revista também traz sempre boas oportunidades de emprego e de pesquisa, que poderá acrescentar seu currículo.

9 – Não seja abalado por críticas e nem desanime por um mau desempenho.

O ambiente de uma faculdade de engenharia pode ser cruel. As coisas nem sempre dão certo e sempre chega uma matéria na qual poderá ir muito mal, e as pessoas, sem dúvida, falarão. Você será criticado por deslizes e também por sucessos, pois como já falado, é um mercado complicado onde os melhores aparecerão. Complicado dependendo do ponto de vista, é claro. Faltará emprego? Talvez não, mas os melhores serão preenchidos pelos melhores. E o que precisa para ser o melhor? Notas perfeitas? Assiduidade impecável? Nenhum dos dois é fator tão determinante, há uma série de coisas, entre elas, a criatividade e persistência.

Criticas[3]

10 – Se alimente bem.

Principalmente nos períodos finais, ou simplesmente quando o horário aperta, além das valiosas horas de sono, o momento da refeição deve ser preservado. Deixar de almoçar para comer um biscoito no escritório ou comer um fast-food qualquer pode ser prejudicial à saúde e diminuir a sua produtividade. Uma boa dieta dará a energia necessária para cumprir metas, sem falar da diferença de humor depois de comer algo saboroso ou um sanduíche seco com batata frita murcha. A jornada de trabalho pode se tornar muito mais interessante com pratos que fazem a diferença.

 11- Não viva na monotonia. Procure novas experiências, viaje!

Nada mais valioso do que uma bagagem cultural, certo? O que é um celular caro do lado da oportunidade de conhecer novas culturas, pessoas e tradições? Viaje, procure conhecer mais sobre a engenharia no exterior, que fará muita diferença. Entender como tudo funciona e aplicar no ambiente profissional. Não precisa ser uma viagem de um ano que gaste milhares de dólares para conhecer todos os lugares do mundo, isso, com o tempo, pode ser adquirido. A vida, na verdade, é preenchida por pequenas experiências. Conheça também o seu próprio país.. isso será muito importante quando quiser um emprego. Faça amizades!

viagens

 

Fonte: Papo de Arquiteto;

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
11 dicas importantes para quem vai estudar Engenharia!
1 vote, 5.00 avg. rating (93% score)

Tenho 18 anos e sou estudante de Engenharia Civil da Univix – Faculdade Brasileira, em Vitória, Espírito Santo.