10 programas de TV que todo estudante de engenharia deveria assistir Variedades

house

“E estudante de engenharia lá tem tempo de assistir televisão??” Aposto que essa foi a primeira pergunta que muitos de vocês fizeram, visto que, apesar de não ter me formado, também fui acadêmica de engenharia durante dois anos e sei como é puxado.

Na verdade, o artigo original fala em programas de TV para engenheiros, mas achei o post do Blog da Mauá tão interessante que resolvi adaptar o título, já que a maioria de nossos leitores é formada por estudantes. Segundo o autor do blog, “são atrações que desafiam a ordem das coisas através de uma visão nova sobre vários assuntos: de construções, passando por ciência forense até o dia-a-dia de caminhoneiros no Ártico.”

Talvez você não concorde com esta lista e ache alguma dica totalmente furada. Eu, particularmente, gostei bastante, principalmente das dicas 6 e 9.

Então, vamos lá! Esses são os 10 programas que todo (futuro) engenheiro deveria assistir de acordo com a seleção do Blog da Mauá, os quais transcrevo na íntegra:

 

1. MYTHBUSTERS

O já clássico programa do Discovery Channel acompanha Adam Savage e Jamie Hyneman, dois especialistas em efeitos especiais. A partir de experimentos e testes, eles “detonam” ou comprovam a veracidade dos mitos do nosso dia-a-dia. Em mais de 140 episódios divididos em sete temporadas, já foram tratados mitos como a fuga de alcatraz, máquinas de terremotos de Tesla e até a possibilidade se caminhar sobre a água.

 

2. MODERN MARVELS

Tudo que for moderno, incrível e imenso aparece (ou já apareceu) nesse programa. No ar desde 1995 e com mais de quinhentos episódios produzidos, Modern Marvels é uma enciclopédia em forma de programa de TV. O programa aborda todos os avanços que a humanidade já obteve pela tecnologia, mecânica, indústria, agricultura e outros campos do conhecimento.

 

3. PENN & TELLER: BULLSHIT!

A dupla de mágicos Penn e Teller aborda vários tópicos sob um ponto de vista liberal e declara se ele é ou não “bullshit”, sempre com bom humor. Aliens, PETA, fengh shui, Bíblia, medicina alternativa, creacionismo, guerra contra as drogas e prostituição são alguns dos temas citados pela dupla nas sete temporadas do programa. Indispensável para quem não dá crédito a algo até que saiba o máximo sobre o assunto.

 

4. ICE ROAD TRUCKERS

Mostra como é vida de caminhoneiros que transportam toneladas de cargas sobre uma fina camada de gelo. Para o engenheiro que lida com desafios todos os dias, é interessante acompanhar a rotina de quem tem um dos trabalhos mais arriscados do mundo – muitas vezes porque assim escolheu. São três temporadas com quase 30 episódios. Para quem tem nervos de aço.

 

5. HOUSE

Você olha a lista e vê um drama hospitalar. O que tem a ver? House desvenda verdadeiros enigmas da medicina moderna através de um pensamento crítico incomparável. Seja na medicina ou na engenharia de controle e automação, esse tipo de raciocínio é muito útil e pode fazer diferença na carreira de um engenheiro de sucesso. A série já está na sexta temporada. Fique de olho! (Nota dos comentários: esta série acabou na oitava temporada, mas estava na sexta na época do post original)

Loja Construir

 

6. CSI: LAS VEGAS

A ciência forense aplicada nos casos de ficção de CSI já faz parte da cultura pop deste século. Mais importante que isso é o nível de atenção dado aos detalhes em cada episódio da série. Uma simples fibra minúscula pode ser a salvação ou a condenação de um personagem. Utilizando o micro para investigar o macro, CSI é um prato cheio para o engenheiro atento. A série está em sua décima temporada e conta com dois spin-offs: CSI Miami e CSI New York.

 

7. FUTURE WEAPONS

Guiado pelo ex-Navy Seal Richard Machowicz, o programa apresenta o que há de mais novo e moderno quanto a armamentos. Apesar de se chamar Future Weapons, a maioria dos equipamentos que aparecem no programa já vem sendo usada em combates pelo globo. A evolução do conhecimento humano em prol da destruição. A atração teve três temporadas oficiais e atualmente vai ao ar apenas em forma de especiais.

 

8. OVERHAULIN’

A paixão por carros antigos dá a tônica deste reality show sobre restauração de carros antigos. Quem concorreu em competições automobilísticas na Mauá vai reconhecer muitas similaridades entre os episódios de Overhaulin’ e o cotidiano de uma equipe automobilística. Indicado pra fãs ou entusiastas de carros antigos. São cinco temporadas e mais de 75 episódios.

 

9. EXTREME ENGINEERING

Desafios da construção civil retratados em nuances quase técnicas. Extreme Engineering mostra a evolução do homem gerada pela necessidade de construir cada vez mais e melhor. Projetos ambiciosos – como uma cidade suspensa em Tokyo ou a expansão do Canal do Panamá – já passaram pelo programa. São seis temporadas e mais de 45 episódios.

 

10. AMERICAN CHOPPER

Apesar dos dramas familiares que servem como pano de fundo, American Chopper mostra sua força quando desvenda o processo de construção das mais cobiçadas motocicletas do mundo. Cada Chopper é única e construída com o intuito de ser única em seus detalhes e peças . É uma aula a cada episódio. São 120 episódios em seis temporadas.

 

Aproveite e confira também a lista dos 10 Blogs que todo engenheiro deveria ler de acordo com o Blog da Mauá!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loja Construir
10 programas de TV que todo estudante de engenharia deveria assistir
3 votes, 1.00 avg. rating (36% score)

Seguidora de Cristo, casada, arquiteta, professora universitária e blogueira, dedico muitas horas do meu dia gravando videoaulas de AutoCAD e Revit . Sou a idealizadora do blog Engenharia do Futuro e vários outros vinculados ao site www.construir.arq.br. Minha verdadeira vocação: ser professora!!! Visitem meu canal no youtube para conhecer um pouquinho de meu trabalho: www.youtube.com.br/robertavendramini.